O que são sistemas web-based?

A primeira experiência das empresas com a internet vem através do site institucional, páginas primordialmente de conteúdo estático que, ainda que sofisticadas, não são mais que um folheto eletrônico na rede.

Com a compreensão das reais possibilidades da internet, a empresa logo demandará sites de caráter mais amplo, que estejam além da instância do marketing.

Não poderia ser diferente já que, além do marketing e da divulgação de estratégias, a internet pode ser usada para, entre outras funções:

  • Distribuição, controle de logística e de estoques com compartilhamento de diversos usuários.
  • Comercialização.
  • Inscrições, reservas, pesquisa, cadastro.
  • Busca e compartilhamento de informações.
  • Educação, treinamento, atendimento e suporte.

Para tanto, deve-se utilizar a principal característica da rede: o compartilhamento de dados.

Antes, o processamento de informações era feito no âmbito dos computadores pessoais, ou de restritas redes corporativas. Tendo a internet como plataforma (web-based), este processamento é em tempo real e em escala mundial. Ou seja, sistemas que antes funcionavam dentro de alguns micros, através da rede mundial, podem ser consultados de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora.

Por exemplo, os clientes de um banco podem ver saldos e comandar diversas operações em suas contas correntes a partir de seus computadores.

Um estoque pode ser checado, reservado, atualizado ou interagido em qualquer outro nível, dentro das conveniências da empresa, tanto por seus funcionários quanto por clientes e fornecedores. E tudo isso não importando em que lugar eles estejam, nem a que horas desejem agir. Mais que isso: o programa web-based que controla este estoque pode automaticamente avisar, via e-mail, fornecedores, quando o estoque estiver abaixo de uma cota pré-estabelecida, ou clientes, quando notar que não foi feita uma compra habitual.

É fácil notar que as possibilidades são amplas, inúmeras e extremamente poderosas.

Caberá a cada empresa detectar que ferramentas rodando na internet (web-based) poderão ser desenvolvidas para incrementar seus negócios.

No Response to " "

Postar um comentário